Esse é um tutorial introdutório inicial para quem quer entender para que serve e como pode ser útil o Pipes. O site é muito mais complexo e permite muito mais do que o que eu vou tentar ensinar aqui, mas mesclar dois ou mais feeds é o começo para quem quer aprender a usar esse aplicativo tão divertido e inovador do Yahoo!.
É com ele que mesclo os feeds de HTMHelen e Hipretexto no Helen Fernanda Ponto Com e de vários blogs de goianienses no BloGYN.
Dica esperta: Tem muitos amigos no seu blogroll e quer diminuir o espaço que ocupam em seu blog sem se desfazer de ninguém? Mescle todos eles em um feed e coloque no seu blog, assim vão aparecer só o(s) último(s) post(s) dos seus favoritos. Dessa forma todo mundo aparece quando atualizar, o que é muito justo.
- Sabe aquela sua conta no Yahoo! que você usa para acessar Y! Live, Flickr, MyBlogLog e cia? Vai ter mais uma utilidade agora. Use-a para fazer login no Pipes.
- Clique no botão Create a Pipe.
- Do lado esquerdo vai aparecer um menu com várias opções em inglês. Não se preocupe com tanta informação por enquanto. Abra apenas o menu source. Em seguida clique e arraste para o centro.
- Digite no espaço em branco a URL do primeiro feed a ser mesclado. Em seguida clique na barra azul onde está escrito Fetch Feed para ela ficar laranja e para aparecer na parte cinza (abaixo) os títulos do feed. Se eles não aparecerem é porque você digitou errado ou porque o código xml do feed está com algum erro que impede a leitura pelo Pipes.
- Para adicionar o próximo feed, clique em + URL. Vai aparecer mais um espaço em branco para você digitar o endereço do feed.
- Quando terminar, ligue o Fetch Feed ao Pipe Output. Isso é muito importante, pois só o que é ligado a ele será publicado.
- Clique no botão Save, que fica no menu superior direito. Digite o nome do seu Pipe na caixa de texto que deve aparecer no centro da tela.
- Clique em Run Pipe, que fica no menu superior central, para ver o seu novo feed mesclado.
- Na página do seu novo Pipe você ainda pode editar a descrição e a URL para simplificar o acesso.
- A URL do feed RSS você pega em More Option.
- Para usar o exemplo deste post como ponto de partida, abra-o e clique em Clone.
Até mais!
As suas sugestões são muito úteis. Como estou dando uma arrumada no meu blog, vou tentar segui-las. Passarei sempre por aqui em busca de algumas dicas para repassar para os meus alunos. Sou professor de jornalismo e os incentivo a usar o blog como laboratório de texto. Aqui poderei encontrar soluções para deixar o blog deles com melhor aparência. Obrigado pela força, ainda quenão me conheças.
ResponderExcluir