Durante o Encontro para Servos, dialogando com coordenadores e membros do MCS das dioceses do interior, pudemos notar que todos eles têm duas fortes características em comum:
- Muito entusiasmo com as possibilidades de evangelização que a web oferece. A maioria das dioceses está criando ou planejando criar seu próprio website.
- Falta de pessoas capacitadas para esse trabalho.
Eles não estão enganados. Manter um portal católico realmente exige uma equipe de voluntários capacitados e dedicados nas funções de:
- Web designer (desenhista do site): geralmente com curso técnico e experiência na área.
- Web developer (programador): geralmente com curso superior e experiência na área.
- Editor: geralmente graduado em Comunicação Social e/ou Letras.
- Repórteres: independente de formação, são pessoas atentas às notícias e eventos da RCC e da Igreja, na diocese e no mundo.
O entusiasmo leva alguns irmãos a iniciarem a construção do portal e assumirem sozinhos todas essas funções ao mesmo tempo. Não estou aqui para “secar” ninguém dizendo “isso nunca vai dar certo” ou “você vai se dar mal”. Nosso único objetivo é evangelizar, levar Jesus às pessoas. Portanto, se você já iniciou esse trabalho, estamos felizes pela sua ousadia, intercedendo pelo seu ministério e colaborando no que for possível.
Mas, se você não iniciou ainda, principalmente se sua diocese ainda não tem condições de manter um portal, a dica é começar com um blog. Mesmo servidores gratuitos de blogs têm possibilidades que permitem manter as informações da RCC de sua diocese organizadas em categorias e com interface que propicie o relacionamento com seus leitores. Diferente do portal, o blog só exige um bom redator disponível, já que as interfaces, como do Blogger e do Wordpress, são bastante intuitivas e bem traduzidas para o nosso bom português.
E sua diocese? Tem um portal ou um blog? Aguardamos sua participação para que possamos dar continuidade a este tema pontual que tanto interessa a nós, servos do MCS.
Paz e bem!
Olá irmã! Paz!
ResponderExcluirTudo que vc escrever realmente reflete a minha realidade. Iniciei a construção do portal da RCCAPARECIDA praticamente sozinho! Conto com a ajuda de vcs.
paz&fogo
@Carlos Magno,
ResponderExcluirSua situação é realmente delicada.
A equipe arquidiocesana do MCS, por exemplo, está trabalhando no site da "RCC Goiânia". O esqueleto (design, leiaute…) está pronto, mas ainda não está no ar porque faltam alguns conteúdos e também porque a equipe está se organizando para que, uma vez no ar, o portal mantenha-se sempre atualizado.
Aqui na equipe estadual do MCS também temos limitações para realizar tudo o que é preciso. Nossa equipe tem um número razoável de servos capacitados, nosso principal limite é o tempo. Portanto, a forma que temos de ajudar é dar dicas e partilhar experiências.
Até mais!
Olá queridos irmãos! Tudo bem? A Paz de Jesus!
ResponderExcluirMeu nome é Sérgio, e fui escolhido para ser o coordenador Diocesano da Renovação Carismática Católica de São José dos Pinhais - PR, isso vai fazer uma semana. Esse Ministério na nossa Diocese está bem fraco, apenas tinha o coordenador e algumas pessoas que ajudavam na panfletagem. Eu assumi esse Ministério pela graça de Deus,pois não entendo nada de Comunicação. Mas pretendo fazer meu máximo para me especializar e adquirir conhecimentos para este chamado. Por isso conto com a colaboração de vocês para me ajudarem. Como está escrito no post acima, meu primeiro passo já dei, fiz um blog para nossa Diocese. Até gostaria que vocês visitassem e deixassem um comentário se puderem.
Por hoje deixo apenas esse pedido de ajuda, mas gostaria de trocar algumas idéias e sugestões com vocês.
Um forte abraço e fiquem com Deus!!!
Olá Sérgio! a Paz!
ResponderExcluirSempre que precisar de alguma partilha so entrar em contato! Eu não sei muita coisa tambem mas o que aprendi posso passar a você! O primeiro passo você já deu, agora é trabalhar!
Um abraço