Já adianto que não tem aquele fantástico recurso de edição de imagens que torna o Windows Live Writer o nosso favorito. Pronto! Agora que você já conhece o principal defeito, vamos às diversas qualidades.
1. Instalando
O Bilbo é facilmente encontrado no repositório do Ubuntu via Synaptic, a instalação é rápida:
É um programa para o KDE, mas funciona muito bem no Gnome.
2. Adicionando blogs
Após instalar e abrir o programa, basta clicar no meu Blog » Adicionar blog. Digite o endereço do blog, seu nome de usuário e sua senha e clique no botão Auto Configurar.
Se você usa Blogger com domínio próprio, não digite a URL atual, digite a URL original, com domínio blogspot.com, como no exemplo acima.
Sempre que quiser adicionar blogs siga o mesmo procedimento. Para alternar entre eles basta clicar na caixa de seleção que fica do lado direito do botão Enviar:
3. Escrevendo
O programa tem uma interface bastante intuitiva. O editor visual é horrível como todos os demais editores visuais (inclusive o do Windows Live Writer), mas se você é leigo em HTML e nunca edita o código fonte do post, a informação de que nenhum editor visual presta é irrelevante.
Mas se você tem uma folha de estilos caprichada e gosta de editar seus posts “na unha”, uma das vantagens do Bilbo é que ele colore o código, identificando tags, propriedades e links.
Para ver a prévia de como vai ficar o post no blog, clique na aba Pré-visualização de publicação e em seguida no botão Obter estilo de blog. Você só precisa usar esse botão na primeira vez e quando fizer alguma modificação no template do blog.
O Bilbo também permite a edição de posts do arquivo, mesmo que não tenham sido publicados usando esse programa:
3. Concluindo
O Bilbo é melhor que o editor do Blogger, que o ScribeFire, que o editor do Flock e que todos os demais editores de blogs que eu já experimentei no Linux. Apesar disso, eu ainda prefiro criar meus posts em editores de texto como Gedit e Bluefish.
Como o Ubuntu é muito mais rápido que o Windows, talvez seja óbvio demais dizer isso, mas o Bilbo é muito mais leve e rápido que o Windows Live Writer.
Até mais!
Dica do Marco Damaceno
Fonte: Ubuntu Dicas
eu axu tao bobo isso de editores de postagens x) .
ResponderExcluirhonestamente não vejo utilidade algumo , faço tudo pelo blogger mesmo .
Marcos, bobo não é. Pode não fazer diferença para você, mas em muitos blogs, como o HTMHelen, onde cada post tem várias imagens que precisam ser capturadas e editadas, é muito mais prático, rápido e inteligente fazer tudo em um programa só, como é o caso do Windows Live Writer.
ResponderExcluirVolte sempre!
Tremendo tutorial tienes allí gracias :-)
ResponderExcluir