A fixação por antiguidades não pertence apenas ao mundo das coisas palpáveis: carros, jóias, vinhos, etc. No mundo dos softwares, é uma prática cada vez mais comum.
Há vários motivos que levam as pessoas a instalarem em suas máquinas jogos e aplicativos antigos, muitos deles abandonados pelos fabricantes:
- Desconhecimento de versão mais recente.
- Configuração da máquina incompatível com software mais recente.
- Nostalgia do usuário, que não consegue se desapegar do programa antigo.
- Medo de não conseguir se adaptar a um programa novo.
- Excesso de fidelidade à marca que foi descontinuada.
- Inexistência de um software atual similar (acontece principalmente com jogos).
- Estudo, no caso de programadores e designers de interface.
- Simples prazer em usar programas antigos.
Basicamente, esses programas antigos podem ser divididos em três grandes grupos:
1. Versões antigas
O programa não foi abandonado, ele apenas evoluiu e ganhou uma nova versão que torna a anterior defasada, como o Firefox 2 e o Illustrator CS3. Os fabricantes não vão mais disponibilizar melhorias para essas versões, apenas incentivar os usuários a baixar as versões mais recentes.
Porém, a quem resista e mantenha em sua máquinas alguma versão antiga de programa que já foi atualizado, algumas vezes por falta de conhecimento.
Um clássico exemplo é o Internet Explorer. Já passamos pela versão 7, estamos na 8 e especulamos sobre a 9, mas ainda assim encontramos muitas máquinas domésticas que ainda usam a versão 6, mesmo sendo gratuita a atualização.
No caso de softwares pagos o uso de versões antigas não é raro. Como têm que pagar pelo upgrade, muitos clientes só adquirem a nova versão do programa quando o fabricante deixa de dar suporte para a versão antiga.
2. Softwares substituídos
Na minha adolescência os programas MSN Messenger, Outlook Express e Adobe PageMaker eram os melhores e mais usados em suas respectivas categorias, mas hoje não passam de descontinuados, porque foram substituídos por Windows Live Messenger, Windows Live Mail e Adobe InDesign.
A maioria das pessoas gostou das novidades e reconhece que os novos programas são muito melhores, mas sempre há aquelas que se recusam a trocar de software e mantêm instalados em seus computadores os programas descontinuados. Muitas dessas pessoas sequer experimentam os novos programas, talvez por preguiça de se adaptar ou porque temam gostar da novidade e assim “trair” a marca antiga.
Considerando que, no contexto dos drives, ainda há pessoas que usam disquetes, preferir os softwares antigos nem parece tão estranho assim.
3. Abandonware: descontinuados não substituídos
Abandonware é algo que acontece bastante com softwares de jogos, com outros programas não é muito comum descontinuar sem oferecer uma alternativa ao cliente, mas de vez em quando acontece.
Um dos programas descontinuados que tenho no meu computador e de vez em quando eu uso por diversão é o Netscape. Apesar de não ter sido oficialmente substituído, a AOL sugere aos usuários que instalem Firefox ou Flock, dois navegadores derivados do código do Netscape.
Para quem curte ter vários navegadores, vale a pena adicionar o Netscape à coleção:
- Link de download: www.baixaki.com.br/download/Netscape.htm
► O risco
O risco de usar versões antigas ou descontinuadas é estar sujeito a falhas de segurança que foram ou seriam corrigidas em versões mais recentes.
► Sites de downloads
- Abandonia (jogos) - www.abandonia.com
- Abandonware Ring (lista de sites de abandoware) - www.abandonwarering.com
- Old Apps (meu favorito!!!) - www.oldapps.com
- Old Versions - old-versions.net
- Vetusware - vetusware.com
- XTCabandonware (jogos) - www.xtcabandonware.com
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.