A Bia Almeida me perguntou via Twitter como eu faço para os comentários serem automaticamente tuitados. Aproveitei minha empolgação com o novo Windows Live Writer Beta para fazer logo um post a respeito. Existem várias formas de fazer isso: com TwitterFeed, HootSuite, FriendFeed e alguns outros recursos. Neste post vou explicar apenas como fazer isso usando o FeedBurner.
De todos os serviços de envio de feed para Twitter que já experimentei até agora (foram muitos, acredite!), o FeedBurner foi o que se mostrou mais rápido: são apenas alguns segundos entre o momento de aprovação do comentário até o momento em que é tuitado automaticamente.
Se você na verdade quer tuitar os posts usando FeedBurner, fique com o post do Ferramentas Blog que já explica tudo direitinho, não vou reinventar a roda. Porém, se você tiver bom raciocínio lógico, vai conseguir usar este tutorial para tuitar qualquer tipo de feed: de post, comentário, podcast, favoritos e o escambau.
- Observações sobre o bom uso deste recurso
- Queime o feed de comentários
- Socialize o feed de comentários
► Observações:
- Não recomendo que configure os comentários para serem tuitados em sua conta pessoal. Acho melhor que use este recurso apenas no perfil de Twitter do próprio blog.
- Mesmo se o blog tiver um perfil no Twitter só para ele, é bom avisar aos seguidores que ele é atualizado principalmente via feed automático, para não frustrar ninguém.
- Se você pedir para as pessoas deixarem o link do perfil do Twitter no comentário, você pode responder começando com o @ da pessoa para que ela receba como resposta no Twitter, o que é muito legal!
- Antes de configurar o FeedBurner, verifique se já não configurou o envio dos comentários ao Twitter por outro serviço: HootSuite, TwitterFeed, FriendFeed… Se tiver configurado, desative primeiro para não virar flood.
A partir de agora, lavo as minhas mãos.
► Queime o feed de comentários no FeedBurner:
○ URL do feed de comentários para quem usa Blogger:
Se usa domínio próprio:
○ URL do feed de comentários para quem usa Wordpress:
Para quem usa o Wordpress com hospedagem e domínio gratuito:
Para quem usa Wordpress com hospedagem própria é possível personalizar o formato, portanto não me arrisco a chutar aqui os infinitos tipos de URL de feed possíveis.
No exemplo deste post eu vou configurar o feed de comentários do blog Consultoras de Beleza, que é:
Para isso, vou logar no FeedBurner, colocar a URL no campo específico e clicar em Próximo:
Na tela seguinte o FeedBurner me pergunta a URL que desejo para meu feed queimado. Digito o que desejo e clico em Próximo.
O feed foi queimado. Clico em Próximo novamente.
Marco tudo a que tenho direito e clico em Próximo de novo:
► Socialize o feed de comentários:
Agora sim, clico em Publicar e em seguida em Socialize:
Se você vai usar o Socialize pela primeira vez, precisará adicionar sua conta. Para isso você tem que clicar em Add a Twitter account. Em outra aba você ter que logar no Twitter e permitir que o FeedBurner tenha acesso à sua conta.
Após adicionar sua conta do Twitter, volte à página do Socialize e configure como serão tuitados os comentários que você recebe/aprova no blog. Seguem algumas recomendações:
- Post content:
- ☑ marque Body only, já que comentário não tem título.
- Include link (incluir link):
- ☑ marque.
- Leave room for retweets (deixar espaço para retuites):
- ☑ marque.
- Hash tags:
- ☑ marque Don’t add any hash tags (não adicionar hashtags). O recurso de hashtag serve posts, não para comentários.
- Additional text:
- Escreva aqui o texto adicional que deve aparecer em cada tuite. Escolha se quer que apareça no começo (beginning of the post) ou no fim (end of the post) do tuite.
- Item limit
- Escolha o número de tuites que pode ser enviado de uma só vez, caso vários comentários sejam enviados/aprovados ao mesmo tempo.
- Order items by
- Você escolhe se quer que os comentários sejam publicados por ordem de data ou por ordem de publicação/aprovação dos comentários. Isso só faz diferença se você receber/aprovar vários comentários de uma só vez.
- Keyword feed
- Serve para filtrar palavras-chave. Se não for filtrar, deixe em branco.
Veja a minha tela completa, já configurada:
Depois de configurar tudo como deseja, clique no botão Ativar.
Após um feed ser queimado no FeedBurner, pode levar até 24 horas para que o redirecionamento e todos os recursos passem a funcionar de verdade. Portanto, aguarde. Nem pense em deixar comentário aqui dizendo que não funcionou. Se você esperar durante todo esse prazo e não funcionar, reclame para o FeedBurner.
Até mais!
Olá, Helen!
ResponderExcluirEu já utilizo a opção "socialize" do FeedBurner para enviar meus artigos para o Twitter. Também acompanho os comentários do meu blog via RSS. Mas, nunca havia pensado em juntar as duas coisas!
Ótima sacada a sua!
Um abraço e parabéns pelas sempre ótimas dicas!
@GerenciadoBlog,
ResponderExcluirQuase me esqueci de contar que a ideia do post foi da Bia Almeida (@biiah22), via Twitter.
Tenho usado esse recurso no HTMHelen e no Consultoras de Beleza e já constatei que aumentou bastante o número de visitantes que chegam ao blog via Twitter porque é uma forma automática de redivulgar posts antigos.
Volte sempre!
Helen,
ResponderExcluirainda não tinha queimado o feed de comentários do blog, aproveitei e fiz. Tutorial bem ao meu gosto, direto, franco e simples. Gostei das dicas das observações bem práticas e de bom tom!
@Herege ou @BlogdeTaro : )
Muito obrigado pela dica!
ResponderExcluirPela experiência sei que este recurso traz um bom número de visitantes para o blog!
Grande abraço!
Helen,
ResponderExcluirmatutando aqui, me ocorreu se o passo "Socialize o feed de comentários", não pode também ser feito via twitterfeed simplesmente, com o mesmo efeito, não?
Bom domingo! (@Herege)
Arierom, obrigada por reforçar o que eu já disse no primeiro parágrafo do post.
ResponderExcluir