Para fins didáticos, neste post as seguintes expressões serão utilizadas com o mesmo sentido:
feed = rss/atom = xml
O Firefox 4 é rápido e lindo de viver, mas na minha opinião involuiu em um ponto importante: ele não exibe mais, por padrão, o ícone de feed. A imagem aparecia no final da barra de endereço, à esquerda da estrela (que serve para adicionar favorito), como você pode ver nesse print do Firefox 3:
O ícone laranja só aparece quando o site tem feed e este está corretamente configurado no código fonte da página. Ao clicar nele, você pode assinar o xml do respectivo site no próprio navegador ou em seu leitor (reader) favorito:
Depois que instalei o Firefox 4, tive que adicionar o complemento RSS Icon para que o ícone fosse exibido novamente. Outra opção é o RSS Icon in Awesombar, cuja imagem é mais parecida com o ícone que usava o Firefox 3.
No Google Chrome não é muito diferente. Para mostrar o ícone de rss/atom na barra de endereço, é preciso instalar a extensão RSS Subscription Extension.
► O site tem feed, mas o ícone não aparece
Todo dia vejo blogs e portais famosos que, apesar de terem feed, não estão devidamente configurados. Isso tem duas consequências bem graves que podem levar o leitor a deduzir que o site não tem feed:
- O ícone laranja não aparece na barra de endereço, caso o internauta use Firefox 3, Opera ou algum dos complementos supracitados.
- O leitor de rss/atom, como o Google Reader, não identifica o feed se a pessoa digitar apenas o link da página inicial.
Muita gente boa de serviço erra nesse ponto. Para provar isso vou dar um exemplo bem “humilde”: g1.globo.com*.
Observe que em nenhum dos três navegadores - Opera, Chrome e Firefox - aparece o ícone laranja de rss/atom.
Do mesmo modo, se eu tento adicionar hoje o endereço g1.globo.com ao meu Google Reader, ele responderá que “o termo pesquisado não corresponde a nenhum feed”:
Significa que o G1 não tem xml? Errado. O link para ler as notícias sem entrar na home do site é g1.globo.com/Rss2/0,,AS0-5597,00.xml. Duvida? Faz o teste aí no seu Google Reader. Olhe no meu como ele lê bonitinho:
* Talvez o G1 resolva o problema depois deste post, por isso não estranhe se o ícone de feed deles passar a funcionar.
Se o seu site está com o mesmo problema, basta adicionar o seguinte código ao cabeçalho do site, ou seja, depois da tag <head> e antes de </head>:
Onde está escrito HTMHelen coloque o nome de sua página e onde está escrito http://feeds.feedburner.com/htmhelen, coloque o endereço do feed.
Se você usa Blogger e quer dar a seus visitantes a opção de assinar os comentários, adicione também a seguinte linha de código:
Onde está escrito www.htmhelen.com, coloque o endereço do seu blog.
Quando o site tem o feed devidamente configurado no cabeçalho, ele aparece com o ícone laranja nos navegadores:
Ao clicar no ícone de rss/atom, o navegador perguntará em qual feed do HTMHelen você deseja se inscrever:
Se é iniciante em feeds, leia também:
Até mais!
Ícone de feed: Insight
A não sabia desses macetes não, sempre me perguntei como mostrar este ícone na barra de endereços. Funcionou perfeitamente aqui, mas o ícone do complemento RSS Icon é zuadinho, prefiro o antigo! Valeu a dica!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirSempre acompanho suas postagens, têm me ajudado muito.
Essa dica veio a calhar, exatamente quando acabei de instalar o Firefox 4 e percebi a falta do ícone de feed.
Obrigada!!
Igor, adicionei ao post outra sugestão: o RSS Icon in Awesomebar. Ele é bem mais parecido com o ícone do Firefox 3.
ResponderExcluirHelen: agora sim, bem melhor a imagem deste outro completo! Agradeço por ter se preocupado em buscar outra opção!
ResponderExcluirAcho que o RSS não é bem visto pelos portais, especialmente em home pages. O que eles desejam, mesmo, é muita navegação e dá-lhe banners pra todo o lado. Uma pena.
ResponderExcluirAnônimo, como isso só acontece com os portais brasileiros acredito sinceramente que as pessoas que administram esses sites são leigas demais em feed e por isso têm ideias totalmente distorcidas.
ResponderExcluirPara começar, o público que lê feed não é necessariamente o mesmo público que visita a home. Quem prefere feed é uma pequena porcentagem composta principalmente por blogueiros, comunicadores sociais e outras pessoas que leem muito acima da média da população.
Também é importante destacar o fato de que o feed não tira seguidores do site, muito pelo contrário: os números comprovam que só aumenta o número de visitas quando o rss é disponibilizado. Isso porque o feed facilita o compartilhamento (seja via Google Reader, via Twitter, via e-mail, via Facebook) então a probabilidade de que a informação repercuta e mais pessoas visitem a página é muito maior.
Se o artigo valer a pena é na página original que você pode ver o contexto daquela informação: comentários, artigos relacionados, vídeos, etc.
É possível ainda disponibilizar o feed parcial: apenas com os títulos ou com títulos e resumos.
Resumindo, portal que não disponibiliza feed não tem desculpa: está mesmo parado no tempo.
Volte sempre!
Mto obrigado pela dica!
ResponderExcluirJá tinha tempo que procurava um modo de por feed no meu Blog e não conseguia!
Parabéns pelo trabalho!
Sucesso!!!!!
nossa ficou muito bacana agradecido...
ResponderExcluir=]
Creio que o blogger tem configurado isso sozinho, por padrão, no meu está tudo ok.
ResponderExcluirMuito obrigada por reforçar o que eu já disse no post. ;)
ExcluirNão estou conseguindo por barra de ferramenta no firefox,
ResponderExcluir