Perfil no Facebook é só para gente, mas página não é só para empresa. Já faz tempo que quero fazer um post sobre isso, mas hoje vi a seguinte mensagem e não tive dúvida de que deveria começar logo.
Esse é o caso extremo de uma artista que já está no terceiro perfil. Só de pensar na agonia para administrar três logins no Facebook da mesma pessoa eu fico agoniada também. Mas ela não é a única que passa por isso. Todo dia vejo alguém no Facebook que está indo para o segundo perfil porque estourou o limite de contatos. Geralmente são políticos, artistas, blogueiros, religiosos, jornalistas, professores e outras pessoas populares ou localmente famosas.
Minha dica é: NÃO FAÇA um segundo perfil. Quando você chegar a 5.000 amigos significa que passou da hora de assumir sua popularidade e criar uma fan page, caso contrário você vai passar o “resto da vida” criando novos perfis para dar conta de todo mundo. É claro que não é preciso esperar completar os 5.000 contatos. Ao contrário, o ideal é manter tudo bem separado desde o começo: amigos no perfil e fãs na página.
Aliás, se for uma pessoa famosa demais talvez seja melhor ter apenas página para não ter que moderar todo dia centenas de fãs que vão tentar “forçar a amizade” e por todos os outros motivos já expostos em outro post.
- Como transformar perfil em página
- Como criar página de gente
- Como diferenciar o perfil da página
- Leia mais sobre perfis e páginas do Facebook
► Como transformar
Se você já está no segundo perfil e quer torná-lo uma página, siga as dicas do post Como migrar perfil para página no Facebook. Caso ainda esteja no primeiro perfil e não queira perder fotos e atualizações, o ideal é deixar ele quieto e criar uma página começando do zero.
► Como criar
Quando você começa a criar uma página [facebook.com/pages/create.php] já aparece a opção Artista, banda ou figura pública:
Há várias categorias para escolher. Dá para criar perfil até de personagem fictício. Se você é blogueiro e não encontrou essa opção, não fique triste porque há pelo menos seis alternativas, de acordo com o tipo de blog que você escreve: autor, editor, escritor, figura pública, homem de negócios e humorista (se for humorista também pode marcar “homem de negócios”, kkk). Caso não encontre a categoria adequada, escolha figura pública que é uma categoria genérica.
As configurações de uma página de gente são muito similares às de outras páginas. Não tem segredo.
► Como diferenciar
Na página divulgue tudo que é público: shows, palestras, suas aparições na mídia e tudo mais que for de interesse de todos que te seguem por admirarem sua atividade. No meu caso, é na minha página que estão centralizadas as atualizações de todos os meus blogs. Também recomendo que tenha o cuidado de divulgar mais o link da página e passar o link do perfil só para os íntimos.
O perfil serve então para se relacionar com colegas, amigos e parentes. A partir do momento em que você (ou seu assessorado) tem uma página, pode ser mais rigorosa a moderação do perfil aceitando apenas pessoas de sua convivência real.
► Leia mais:
Conheça outras possibilidades de perfis e páginas do Facebook nos seguintes posts:
- Perfil no Facebook é só para gente
- Como migrar perfil para página no Facebook
- Como criar a página do seu blog no Facebook
- Como adicionar seu blog ao Facebook
- Como enviar atualizações de páginas do Facebook para o Twitter
- Como atualizar Facebook via Twitter
- Como ocultar e bloquear aplicativos no Facebook [recurso essencial para perfis que já têm centenas de amigos]
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.