Esta dica serve para quem tem um site que não gera feed automático. Não sou perita na linguagem xml, aprendi a usar esse código apenas para criar o feed do meu bazar, que está hospedado na Loja 2. O mesmo código pode ser usado em outros tipos de lojas virtuais gratuitas, como Mercado Shops e Elo 7.
Quem já tem noções de HTML e de hospedagem web vai conseguir atualizar este código sem problemas.
1. Salve o arquivo xml
O código que está abaixo você coloca no editor de sua preferência. Sugiro o Notepad++, mas pode ser qualquer bloco de notas. Salve com o nome desejado e a extensão xml, sugiro feed.xml. No bloco de notas do Windows você tem que selecionar o tipo Todos os arquivos e digitar feed.xml
no final do nome do arquivo.
2. Personalize o código
As partes destacadas são exatamente as que você precisa alterar. O código acima já foi adaptado pensando em uma loja virtual. O leitor-cliente vê o nome do produto no título, a foto logo abaixo e clica em um dos dois (no título ou na foto) para saber mais.
Para pegar o link do item, basta abrir a página do produto/artigo já publicado e copiar o que está na barra de endereço. Segue o link de um item que acabei de pegar no Elo7:
Para pegar o link da imagem [no Chrome e no Firefox], basta pressionar o botão esquerdo do mouse sobre a foto desejada, arrastá-la até a barra de endereços do navegador e soltar. Depois que abrir Agora é só copiar o link da imagem que está na barra de endereços. Segue o link da imagem desse mesmo produto que selecionei aleatoriamente no Elo7:
Sempre que você quiser adicionar um novo item ao feed, basta copiar o código de <item> a </item> e colocar no topo, antes do último item que você adicionou.
Na linguagem xml, para adicionar letras acentuadas e outros caracteres especiais use as entidades, ou seja, os códigos HTML que permitem que esses caracteres sejam lidos da mesma forma por todos os navegadores e leitores de feed. Para dizer á, por exemplo, você tem que escrever á. Aqui no blog tem uma tabela resumida de caracteres especiais. Para ver uma mais completa, sugiro este site.
Também por questão de compatibilidade, o ideal é manter no máximo 25 itens no seu feed. Quando atingir esse número, apague o mais antigo (final do código) sempre que adicionar um novo no topo. Apagar itens do seu xml não apaga aqueles que o leitor já baixou no Google Reader nem apaga os links que já foram compartilhados nas redes sociais.
3. Hospede o xml
Eu uso a hospedagem gratuita do Miarroba (Webcindário) que tem FTP, banco de dados, nunca me decepcionou e por isso a recomendo. Para conhecer outras opções, visite o post Alternativas de hospedagem ao Geocities.
O endereço do seu xml hospedado será:
4. Queime o xml
No Feedburner seu feed ganhará recursos adicionais como contador de assinantes, estatísticas de acesso, monetização com Google AdSense, interface para visualização em navegadores, dentre muitos outros. O cadastro nesse site é muito simples.
Adicione o xml:
Escolha o endereço do seu novo feed:
Feed queimado:
O novo endereço do seu feed será:
5. Espalhe o novo feed
A primeira forma de espalhar é divulgar o endereço para os leitores-clientes nos canais de comunicação que seu site já tem: redes sociais, microblogs, e-mail marketing, etc.
A outra forma é automatizar algumas tarefas com ajuda do feed. Manualmente você adicionará novos itens ao site e em seguida ao código xml. Mas a divulgação desses novos itens no Twitter e no Facebook, por exemplo, pode ser feita automaticamente com a ajuda de sites programados para isso. Confira os posts a respeito:
- Como adicionar seu blog ao Facebook com NetworkedBlogs
- Como adicionar seu blog ao Facebook com RSS Graffiti
- Partilhando feeds no Twitter e em redes sociais com dlvr.it
- Divulgue seu blog com TwitterFeed
Tanto no blog como no bazar HTMHelen, uso o NetworkedBlogs para divulgar no Facebook e o dlvr.it para divulgar no Twitter.
Importante: para divulgar e automatizar, use sempre o link gerado pelo FeedBurner, pois assim você terá acesso às estatísticas.
6. Exemplo real
Para ver uma aplicação real desse código, abra o feed do meu bazar no Opera, no Google Reader ou no seu leitor de feeds favoritos. Eu uso texto apenas no título, nas descrições só coloco imagem com link.
- Link do feed queimado: feeds.feedburner.com/bazarhtmhelen
- Link do xml: web.htmhelen.com/bazar/feed.xml
- Link para ver o código-fonte [Chrome e Firefox]: view-source:http://web.htmhelen.com/bazar/feed.xml
O código que está aqui foi feito a partir do xml postado por Rafael Ramos no Fórum Código Fonte. Corrigi alguns erros e adicionei a foto do produto na descrição do item.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.