Há anos sabemos que isso aconteceria a qualquer momento, mas a Google fez o que quase todo mundo faz antes de uma ação difícil: ficou procrastinando. A partir de hoje, não é mais possível criar perfil no orkut. E quem já tem conta na rede social só tem mais três meses de uso.
- 29/06/2014, domingo
- Foi o último dia para criar perfis.
- 30/06/2014, segunda-feira
- Não é possível criar perfis.
- 29/09/2014, segunda-feira
- Último dia da rede social. Último dia para exportar suas fotos para o Google Plus.
- 30/09/2014, terça-feira
- Velório, cremação e muito choro de carpideiras.
- Setembro de 2016
- Último mês para fazer um backup de suas informações do orkut para o computador. Servem mais para lembrar o passado mesmo, por enquanto não dá para exportar essas informações para outra rede social.
∅ Já vai tarde?
Quando eu trabalhei como redatora web em uma agência de propaganda (entre 2009 e 2010) eu achava um saco ter que atualizar perfil e comunidade no orkut. Na época ele já era pouco visitado e o que repercutia mesmo na internet eram os posts do Twitter e do Facebook. Confesso que desejei bastante o fim do orkut naquele tempo.
Em 2011, já trabalhando em uma emissora de TV, conheci uma colega jornalista que ainda é orkuteira. Quando ela explicou os motivos eu passei a ver com outros olhos as pessoas que ainda usam essa rede social.
∅ O que o Facebook não tem?
O site Facebook não é líder sem motivo. Seja para uso pessoal ou profissional, todos nós sabemos que valeu a pena ter escolhido essa rede como nossa favorita. Mas conversando com minha colega orkuteira, me atentei para alguns recursos que os brasileiros adoravam no orkut e que o Facebook nunca tentou ou conseguiu reproduzir:
- Fóruns - até o Yahoo! Respostas funciona melhor como fórum do que os grupos do Facebook.
- Depoimentos - até o Linkedin tem.
- Temas - com as capas, isso não faz muita falta, mas seria legal se o Facebook reconhecesse automaticamente a cor predominante na imagem para deixar links e botões combinando.
Algumas pessoas acham que o Facebook com essas funções viraria um novo orkut. Eu acho que, perto da farofa que o FB já é hoje para quem não sabe otimizar, novas funcionalidades não piorariam a situação.
∅ O Google Plus vai bombar?
Em alguns dos nichos dos quais faço parte, o Google Plus já está bastante popular, como contei no post O Google Plus vai substituir o Facebook? Fora desses nichos, observo que a Google está forçando o uso. Os comentários deixados no Blogger e no YouTube, por exemplo, são automaticamente postados no perfil do G+, a não ser que o internauta perceba que pode desmarcar essa opção.
Com o fim do orkut, várias pessoas vão migrar suas fotos para o Google Plus, o que vai dar mais uma "forçadinha" no uso da rede social.
Só que, entre uma ação e outra obrigando as pessoas a usarem a rede, cometeram um erro bem grande ao encerrar os jogos do Google Plus. Não consigo imaginar o Facebook tão povoado quanto é hoje sem o poder de convencimento exercido por FarmVille e Mafia Wars, dois exemplos de jogos que fizeram muita gente criar perfil no FB e abandonar os joguinhos "marromenos" do orkut.
Espero que pelo menos integrem mais o perfil do Google Play Games (para usuários Android) ao perfil do Google Plus. Rede social sem jogos fica séria, formal, vira networking. Não precisamos de outro Linkedin, um é suficiente.
Mas sei que, mesmo que o Google Plus nunca faça todo o sucesso almejado, ele não vai entrar na lista de Google Social #Fails. O G+ já está totalmente vinculado aos outros sites da empresa, como Blogger, Picasa, Gmail e YouTube, de forma que cada perfil é atualizado sem muito esforço do dono. De um jeito ou de outro, o Plus continuará existindo enquanto houver Google.
∅ Alguma dica para os órfãos?
Para quem ainda não criou perfil no Facebook, sugiro experimentar. No começo pode existir resistência, mas com o tempo todo mundo aprende a gostar dele. Tem um monte de gente que fala que FB "já deu", mas coincidência ou não essas são as mais viciadas e ficam "surtadinhas" quando não podem acessar. Quem realmente acha que FB já deu, cancela o perfil e não fala nada.
Para quem gosta de responder ou fazer perguntas, com ou sem sentido, sugiro o Yahoo! Respostas.
Para quem gosta de escrever textos longos, sugiro um blog.
Mais informações sobre esse fim tardio na página de suporte do Google e também no Blog Oficial do Orkut.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.