Quando comprei o tablet, comecei a estudar italiano e francês ao mesmo tempo, mas por serem dois idiomas latinos com muitas palavras parecidas na ortografia, comecei a confundir tudo, então percebi que teria que escolher um. Não desisti de dominar o italiano, mas no momento optei pelo francês.
E foi uma boa escolha porque ano passado também surgiu a oportunidade de ensinar português para os haitianos, o que me deu uma utilidade real e imediata para aprender a língua francesa. Apesar de, entre eles, conversarem muito mais em crioulo haitiano, o francês é o idioma acadêmico oficial que todos eles passam a falar quando entram na escola. Grande parte dos haitianos escolarizados também fala inglês e espanhol, mas francês é o idioma que eles dominam.
Comecei a estudar no Mosalíngua e já terminei as lições gratuitas, que foram suficientes para:
- memorizar a pronúncia correta da maioria das sílabas. Antes eu não sabia falar nem palavras que hoje acho simples como suis, droit, nuit e eau [assista esse vídeo para comprovar que eu falava eau MUITO errado];
- saber qual é a sílaba tônica;
- descobrir qual é minha voz e meu sotaque em francês.
Ou seja, se eu vejo uma palavra, uma frase ou até mesmo um texto inteiro em francês, já tenho coragem de ler em voz alta, mesmo sem entender todas as palavras e consciente de que vou errar algumas pronúncias. Antes de começar a usar o aplicativo, eu não me arriscaria.
Ainda não sei se vou comprar a versão plus do Mosalíngua porque o método me cansou e até desinstalei o aplicativo. Talvez daqui a alguns meses eu volte. Por enquanto, estou testando outros sites e programas, mas não vou me ater a eles. Estou procurando e aceitando dicas de:
- e-books gratuitos em francês, de preferência em formato epub ou disponíveis na Google Play;
- e-books gratuitos ensinando francês, a partir do português ou do inglês;
- vlogs em francês;
- blogs e sites em francês;
- séries e filmes franceses (adoro cinema francês, mas série eu nunca assisti);
- reality shows e outros programas de TV da França que estejam no YouTube;
Para livros e sites, os assuntos de minha preferência são os mesmos tratados aqui no blog: perfumes, HTML, android, ubuntu, minimalismo, organização, cinema, séries de TV, consumo, dinheiro, etc.
Até mais!
Foto: iStock
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.