Se você acompanha notícias sobre aplicativos móveis - no Tá Logado, por exemplo - ou simplesmente usa os recursos da empresa Facebook, já deve saber que o Mark Zuckerberg pirou o cabeção e colocou o recurso de fotos e vídeos curtos que duram 24 horas em cinco aplicativos diferentes, além de ter comprado o MSQRD.
Lá no programa a gente sempre fala sobre esse assunto destacando o exagero do Zuckerberg na sua vingança contra o Snapchato, mas aqui vou dar minha opinião de usuária, dizendo como espero que a empresa organize essa bagunça.
Testei todos os aplicativos em um Samsung Galaxy J1 Mini rodando o Android 5.1.1.
🔷 MSQRD tá abandonado, podiam colocar as máscaras no Flash
Hoje constatei que o aplicativo MSQRD não recebe atualização desde o dia 02 de agosto de 2016. Quem usa esse tipo de aplicativo sabe que a principal graça é surpreender amigos e seguidores com a nova máscara que acabou de ser lançada ou que ninguém tinha usado ainda, então nove meses sem atualização indica que o aplicativo está sim abandonado. Mesmo que não tivessem criado novas máscaras, dava para melhorar bastante algumas das máscaras existentes.
Como a empresa está investindo muito nas máscaras do Flash, do Facebook e do Messenger, é provável que o MSQRD acabe, mas antes podiam pelo menos mandar as máscaras dele para o Flash, já que algumas são muito legais, mesmo antigas.
- Aplicativo: MSQRD para Android
🔷 O Flash é bom e pode crescer muito
Esse não está abandonado. Foi atualizado antes de ontem (02 de maio de 2017) e notei algumas máscaras novas desde a última vez que usei.
O Flash precisa ser melhor integrado a outros aplicativos Facebook para postar os vídeos diretamente - sem precisar salvar e subir - e com qualidade melhor. Vai ser bem legal quando a gente puder criar um vídeo no Flash e mandar ele direto para o Instagram Stories, para o WhatsApp Status ou para o Facebook Histórias.
No geral, tenho gostado das melhorias, apesar de notar que um bug não foi corrigido desde o lançamento: no fim de um vídeo, aparece de novo o primeiro segundo do mesmo vídeo.
- Leia também: Flash: novo aplicativo no estilo Snapchat
- Aplicativo: Flash para Android
🔷 Messenger Day é incômodo e desnecessário
Salvo raras exceções, nossos contatos do Messenger são nossos amigos do Facebook. Se existe o Facebook Histórias, para quê existe o Messenger Day?
Zuckerberg, adoro o Messenger, mas deixa ele só para as nossas conversinhas mesmo.
Tanto cansei do Messenger Day que troquei o Messenger tradicional pelo Messenger Lite, que só mostra as conversas com grupos e contatos.
Uma opção para a empresa acabar com o Messenger Day sem acabar com o Messenger Day seria incorporar o Flash nele, como recurso anexo e opcional. Quem tem Flash, poderia ativar a opção de ver o conteúdo 24 horas dentro do Messenger. Quem não tem Flash, não veria nada disso e continuaria usando o Messenger sem inconvenientes.
- Leia também: Por que tenho usado muito mais o Facebook Messenger do que o WhatsApp?
- Aplicativo: Messenger para Android
🔷 WhatsApp Status faz sentido e ainda vai crescer muito
O WhatsApp Status vai crescer muito quando as pessoas descobrirem a melhor forma de usar. Até agora eu vejo apenas pessoas "testando" o serviço ou postando fotos e vídeos sem propósito algum.
Cada um usa as redes sociais de um jeito. Tem gente, por exemplo, que mantém o Instagram privado e restrito para amigos autorizados, mas divulga o próprio número de celular para "deus e o mundo". No meu caso é ao contrário: meu Instagram é público, já que atualmente é uma extensão do blog e da loja, mas meu WhatsApp é tão restrito que eu até desinstalei por falta de uso, só reinstalo de novo quando preciso fazer testes para o Tá Logado ou para o Meu Tédio.
Independente de como você usa cada rede social, o WhatsApp Status faz sentido porque as pessoas que estão lá não são as mesmas que te seguem no Instagram e talvez também não sejam as mesmas pessoas que estão no seu perfil de Facebook.
Assim, quem usa o WhatsApp para conversar com clientes, por exemplo, pode usar o status para divulgar novos produtos e serviços. Já quem usa o WhatApp para conversar com a família, pode usar o status para convidar para uma festa de aniversário sem ter que se submeter à confusão que é um grupo de família.
É claro que estes são apenas exemplos, o importante é você definir bem a função de cada aplicativo do "Universo Facebook" e assim postar fotos e vídeos que fazem sentido para cada um desses públicos.
- Leia também: Com ou sem WhatsApp, vale a pena conhecer o Telegram
- Aplicativo: WhatsApp Messenger para Android
🔷 Facebook Histórias é desnecessário
Como tenho página no Facebook, meu perfil é mais restrito. Atualmente tenho 181 amigos e todos conheço pessoalmente. De vez em quando ainda removo quem não faz mais parte da minha convivência e quem eu não lembro mais quem é. Com um perfil seleto assim, o Facebook Histórias seria mais útil na minha página.
Mas acredito que para uma pessoa que não tem Instagram e aceita todo mundo no Facebook porque adora fazer novos amigos (e inimigos), o Facebook Histórias pode fazer sentido.
Porém, ainda acho que é melhor o Zuckerberg incorporar o Flash ao Facebook como um anexo opcional, assim como o Moments e o Messenger, ou seja: dá para usar o aplicativo do Facebook sem eles, mas se você os tiver, ganha mais recursos.
- Aplicativo: Facebook para Android
🔷 Instagram Stories precisa melhorar
Todos esses recursos que citei acima são para pessoas físicas, já que até o Flash precisa ser vinculado a um perfil do Facebook. Sendo assim, o Instagram Stories não sofre a concorrência direta de seus "irmãos" porque pode ser usado por muitas empresas e seus fãs.
Mas, por algum motivo que só os programadores explicam, o Instagram Stories ficou para trás na família em dois quesitos:
- Velocidade do upload | Fiz vários testes hoje com os mesmos vídeos e todos sobem mais rapidamente para Flash, Facebook Histórias e WhatsApp Status do que para o Instagram Stories.
- Qualidade dos vídeos | Nos mesmos testes, os vídeos ficam com qualidade muito melhor nos outros aplicativos do que no Instagram Stories.
Mesmo assim, adoro o Instagram Stories e foi com ele que percebi que as publicações de 24 horas fazem sentido. Usei o Snapchato por alguns dias, mas nunca funcionou direito em meus aparelhos.
- Aplicativo: Instagram para Android
🔷 Conclusão
Como vocês notaram, vejo muito potencial no Flash, é bonito, organizado. Filtros e máscaras já melhoraram bastante desde o lançamento. Acho que ele pode crescer muito se a empresa focar nele e conseguir incorporá-lo ao Messenger e ao Facebook para não precisar manter os três serviços separados.
Já o WhatsApp Status é outra coisa por estar restrito à lista de pessoas que têm nosso número de celular.
E o Instagram Stories é outra coisa também por estar disponível para pessoas jurídicas e seus seguidores.
Não é de hoje que tenho gastura com essas empresas que desperdiçam dinheiro e energia com aplicativos redundantes, leia também o post: Com o fim do Hangouts, sobram Allo, Duo e Android Messenger.
Quer continuar conversando sobre esse assunto? Criei um grupo no Facebook sobre esses aplicativos chamado Conversinha: www.facebook.com/groups/conversinha.
Meu Flash é helenfernanda, mas eu só instalo quando preciso fazer algum teste.
Não uso WhatsApp, mas uso Telegram: @helenfernanda. Siga o canal do blog: @meutedio.
Gosta de máscaras e filtros? Confira também o post 👹 Como usar máscaras de um aplicativo de vídeo em outro aplicativo de vídeo.
Até mais!
Foto: Pixabay
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.