Quem já lê o blog ou me segue nas redes sociais sabe da minha birra com a Google por ter equipes isoladas trabalhando em projetos que, no fim das contas, são muito parecidos. Esse é o caso dos aplicativos de conversação. Criaram tantos que virou uma coleção: Google Talks, Hangouts, Allo, Duo e Android Messenger.
Na minha opinião de usuária desses serviços, o erro começou lá atrás, quando encerraram o simpático Google Talks para aumentar a adesão ao Hangouts. De lá pra cá, foi um aplicativo atropelando o outro. Este mês a Google finalmente assumiu que vai encerrar tanto o Hangouts quanto o Google Allo para investir no Android Messages e nas versões corporativas do Hangouts: Meet e Chat.
🗣 Fim do Google Allo
A notícia mais recente é a do fim do Google Allo, que tem dois anos de idade. Apesar do curto tempo de existência, o Allo teve um papel muito importante no desenvolvimento do Google Assistente. Mesmo não precisando dele para conversas, muita gente instalava o Allo para brincar ou fazer buscas usando o novo assistente pessoal da Google. Em 2016, quando eu escrevi sobre o aplicativo, a maior parte do post é mostrando recursos do Assistente:
Hoje acessamos o Assistente dentro do aplicativo de busca do Google. Quem tem Android atualizado só precisa apertar por dois segundos o botão principal para acessar o Assistente e outros recursos modernos da Google, como o Lens. Assim o aplicativo Google Allo já perdeu o diferencial que tinha quando foi lançado, caindo em desuso.
O Google Allo será encerrado em março de 2019. Quem precisar guardar as conversas, já pode fazer o backup na opção Configurações ᚓ Bate-Papo.
Para onde os 50 milhões de usuários do Google Allo vão migrar? Vale lembrar que muitos deles usam o serviço por terem boicotado o Mark Zuckerberg, então WhatsApp e Facebook Messenger não são opções. “Vem todo mundo para o Telegram, gente!”
🗣 Fim do Hangouts clássico
Sobre o fim do Hangouts eu já falei em fevereiro de 2017, a novidade é que agora sabemos quais são os dois produtos do G Suite que continuarão usando a marca Hangouts: Chat e Meet.
O Chat é voltado para relacionamento entre membros de equipes de trabalho que usam a plataforma G Suite: gsuite.google.com/products/chat.
Já o Meet serve para reuniões em vídeo com até 100 pessoas. As reuniões são criadas por membros do G Suite, mas pessoas que não estão na plataforma podem entrar na reunião digitando o código da mesma: meet.google.com.
A Google ainda não confirmou a data de encerramento do Hangouts clássico, mas afirmou que nos próximos dois anos os usuários serão migrados para Meet e Chat. Entretanto, isso só parece fazer sentido para clientes corporativos. Para atender pessoas físicas sem conta no G Suite, o Chat e o Meet teriam que ser reformulados.
🗣 Soluções mais óbvias
Para acolher pessoas físicas que usam Google Allo e Hangouts, uma opção lógica seria adicionar o recurso de texto ao Google Duo.
Outra opção seria adicionar internet ao Android Mensagens.
🗣 Foco no Android Mensagens
No blog oficial, a Google prometeu trazer o melhor do Allo para o Android Mensagens (Android Messages, em inglês), aplicativo que muita gente já usa para enviar e receber SMS e MMS. O Android Mensagens também já é compatível com a tecnologia RCS, que ainda está em fase de implantação no Brasil, mas promete revolucionar nossas conversas pelo celular.
Quando a Google fala em levar recursos para o Android Mensagens, eu penso em figurinhas, gifs, Google Assistente e envio de mensagens pela internet. Como o Allo será encerrado em março, provavelmente veremos nos próximos meses o que é que a Google considera "o melhor do Allo".
Fico por aqui, mas algumas perguntas ainda estão sem resposta, então é certo que volto a falar sobre esse assunto.
- Por que tenho usado muito mais o Facebook Messenger do que o WhatsApp?
- Como usar negrito, itálico, texto riscado e monoespaçado no WhatsApp
- 6 recursos do Telegram mais rápidos que a busca do navegador: E-books, YouTube, IMDB, Wikipédia, Bing e Giphy
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.