A Google está renomeando alguns produtos para fortalecer a marca Google TV. Do que se trata?
- Sistema operacional para TVs
- Plataforma de filmes e séries
- Aplicativo com várias funções
- Vai ter mais Google TV?
Sistema operacional para TVs
Google TV é o novo nome do sistema operacional Android TV. Você encontra o sistema da Google no Chromecast 4, em outros aparelhos smart box e também em televisores de marcas como JVC, TCL, Philco, Philips e Sony.
A transição de marca, de Android TV para Google TV, ainda está em andamento. Nas minhas TVs TCL e no meu aparelho Xiaomi Mi Box, ainda aparece a marca Android TV. A previsão é de que até o fim do ano, todos os aparelhos televisivos com o sistema operacional sejam identificados como Google TV.
- Site oficial sobre Google TV, em inglês: tv.google
Plataforma de filmes e séries
Google TV também é o novo nome do streaming de filmes e séries da empresa, antes chamado Google Play Filmes e TV no Brasil e Google Play Movies & TV nos EUA. O Google TV é uma loja de conteúdo digital sob demanda, na qual você pode comprar e alugar filmes e programas de TV.
O conteúdo da plataforma Google TV também pode ser adquirido pela loja Play Store, na aba de Filmes:
Nesse mesmo contexto, podemos dizer que Google TV é uma plataforma, um streaming, um aplicativo, uma loja e outros sinônimos.
Aplicativo com várias funções
O aplicativo Google TV, citado acima, tem várias outras funções como acesso a conteúdo de múltiplos streamings e controle remoto para TVs que rodam o sistema operacional Google TV.
Os controles remotos virtuais do Google TV, deslizante e direcional, são idênticos aos do aplicativo Google Home.
Vai ter mais Google TV?
Com o novo posicionamento de marca, a Google se aproxima da estratégia da Apple, que usa o mesmo nome para 1) o aparelho smart box, 2) o sistema operacional e 3) o aplicativo de streaming: Apple TV. E ainda tem 4) o serviço de assinatura para ter conteúdo exclusivo dentro do Apple TV, que se chama Apple TV+.
Por enquanto, o aparelho da Google com Android TV continua se chamando Chromecast 4. Achei a escolha infeliz, já que o público brasileiro associou o nome Chromecast a um aparelho de espelhamento que depende do celular e que continua sendo vendido, causando confusão. Seria interessante a marca aproveitar o rebranding para melhorar também o nome do gadget, que é concorrente direto do Xiaomi Mi Box S.
Quanto ao serviço de streaming, a empresa continua dedicada à expansão da base de assinantes do YouTube Premium, que tem uma proposta diferente do Google TV. Apesar de que, a Google não consegue separar devidamente os serviços, oferecendo compras e aluguel de filmes dentro do YouTube também. Parece confuso porque é confuso.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.