Donos de instâncias geralmente não gostam desse recurso porque ele gera bots do Twitter dentro do servidor. Muitos usuários do Twitter também detestam esse recurso, já que eles estão sendo seguidos em uma rede social na qual sequer criaram conta.
É preciso deixar muito claro que essa automação pode causar sobrecarrega no servidor da instância, por gerar vários perfis que são bots e ocupam espaço de armazenamento. Algumas instâncias até bloqueiam esse recurso justamente para evitar microblogs de pessoas que nunca entraram na rede.
Mas o fato é que esse recurso pode ser útil para receber as atualizações de pessoas físicas e jurídicas que estão no site do Elão, mas ainda não aderiram ao elefantinho. Caso queira fazer isso, o ideal é usar uma instância que você mesmo hospeda, assim você terá controle sobre o espaço e o número de contas do Twitter que segue.
Um endereço que faz a “mágica” é bird.makeup. É como qualquer outro endereço de instância, mas é um servidor que gera bots.
Como você já deve saber se estiver no Fediverso, o seu perfil no Mastodon tem o formato username@instancia.dominio. Sabendo disso, para seguir qualquer perfil público do Twitter dentro do Mastodon, é só buscar por usernamedotwitter@bird.makeup.
Quando você abrir pela primeira vez, não aparece nenhum toot/tuíte, mas assim que esse perfil público tuitar novamente, vai aparecer na sua timeline do Mastodon em formato de toots.
Neste exemplo, busquei meu próprio perfil do Twitter: helenfernanda@bird.makeup.
E a partir do momento em que segui esse bot, gerei esse perfil dentro da instância:
Esse é um dos problemas de seguir muitos bots do Twitter, já que as instâncias têm custo de manutenção e tudo mais.
Outro servidor que faz a mesma mágica é o twtr.plus. Exemplo: @helenfernanda@twtr.plus.
Mas se você usa Twitter e não usa Mastodon, pode ser que você já seja um bot no Fediverso e nem saiba. A melhor forma de consertar isso é criar um perfil verdadeiro no Mastodon. #vemgente
A quem interessar possa, meu perfil no Mastodon é ursal.zone/@helen.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.