Na minha última mudança, tive que fazer muitas trocas na iluminação de teto da casa e vou compartilhar aqui no blog um pouco do que aprendi. Hoje vou falar sobre lâmpadas "azuis", brancas e "amarelas", sendo que na verdade são todas brancas com temperaturas diferentes.
Por ser um apartamento muito iluminado pelo sol, de forma que nunca preciso acender luzes de dia, decidi realizar um desejo antigo de usar apenas lâmpadas com tom âmbar, também chamado de branco quente e de “luz amarela”.
Hoje em dia, as lâmpadas LED de cor branca são vendidas com diferentes opções de temperatura de cor, calculada em Kelvin (quanto menor, mais quente):
- 💡 até 3500 K: branco quente
- Também chamada de luz âmbar, luz dourada, luz "amarela". É a mais adequada para residências, principalmente quartos, porque é a que menos atrapalha o sono noturno e também a que mais se aproxima da luz natural. Medida mais usada nas lâmpadas domésticas: 3000 K.
- 💡 de 3500 K a 5000 K: branco neutro
- O branco "branco", usado em situações intermediárias em que nem âmbar nem azul são convenientes. Medida mais usada nas lâmpadas domésticas: 4000 K.
- 💡 acima de 5000 K: branco frio
- Também chamada de luz branca, luz branca “azulada”, luz “azul”. É a que mais espanta o sono, sendo muito usada em escritórios, fábricas e laboratórios. É a luz que mais ilumina e a que menos aquece um ambiente. Medida mais usada nas lâmpadas domésticas: 6500 K.
Testei primeiro a opção de menor preço. As lâmpadas da marca Kian de 9W, 3000K e 803 lúmens estão servindo muito bem ao propósito de iluminar a maioria dos cômodos da casa.
Uma característica dessa marca é que o vidro parece ser fotoluminescente porque continua emitindo alguma luz depois que a lâmpada é apagada. Como costumo dormir de máscara, não me atrapalha, mas notei que hoje de manhã, antes da luz do sol, a lâmpada do meu quarto ainda estava "brilhando" no escuro.
Mas para dois cômodos da casa, optei por lâmpadas muito potentes. Na cozinha, escolhi a lâmpada da marca Avant de 50W, 4500 lúmens, 3000 K.
Já no banheiro, o buraco que estava sob o lustre tinha uma circunferência maior do que a de um plafon comum, então para cobrí-lo, tive que comprar uma lâmpada LED quadrada de sobrepor especificamente para esse cômodo, também de 3000 K, mas de 25W.
Em breve, volto com mais alguma dica de iluminação que considero interessante e pode ser útil para quem está pesquisando sobre isso pela primeira vez.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.