⇐ Clique aqui para expandir o post. ⇒

sábado, julho 27, 2024

🔗 Encurtadores de links que morreram e ficaram

A Google avisou que, no dia 25 de agosto de 2025, os links encurtados com goo.gl deixarão de funcionar, logo não abrirão mais as páginas para os quais estavam direcionados.

Outro encurtador de URL que deixou de funcionar foi o brasileiro Abre.ai. A TV Meu Tédio tinha dois links encurtados usando esse serviço que funcionavam até pouco tempo atrás, de repente saiu do ar.

Bit.do foi outro encurtador de links que deixou de existir nos últimos anos.

Na década passada, os encurtadores de link eram muito úteis no site Twitter, numa época em que o número de caracteres do link era subtraído do limite de 140 caracteres de cada post. Com o fim desses serviços de encurtar URL, muitos posts antigos dessa rede de microblogs terão links quebrados. Posts antigos do Facebook e de outras redes sociais que aceitavam links também serão prejudicados.

Encurtar links ainda é um recurso útil para facilitar o compartilhamento de URLs muito longas e também para contornar erros de leitura em serviços que ignoram determinados caracteres. Hoje, por exemplo, precisei encurtar um link porque o Threads não reconhecia os acentos e tentava encerrar o link antes do fim.

Mas links encurtados também podem ser usados para esconder sites pornográficos e arquivos maliciosos, por isso é necessário ter desconfiança antes de clicar.

🖱️ Encurtadores que funcionam

O encurtador de links que uso desde que foi lançado é o Bit.ly, funcional há 16 anos e portanto muito confiável porque os links funcionam até hoje.

O TinyURL [tinyurl.com] é outro serviço que está online há muitos anos, desde 2002.

Com nome quase idêntico, o Tiny URL [tiny.cc], criado em 2006, também continua ativo. Mas esse tem algumas restrições aos links encurtados. Hoje descobri que não aceita, por exemplo, link do github.

Link recusado no Tiny URL

Outros serviços que funcionam atualmente:

  1. abrir.link | site problemático, os links nem sempre chegam ao destino
  2. www.encurtador.com.br
  3. www.rebrandly.com
  4. url.gratis

Meu favorito continua sendo o mesmo de 15 anos atrás, mas para projetos de curto prazo, gosto de saber que tenho alternativas com links mais fáceis de pronunciar para o público brasileiro.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.