Eu já fiz minha Carteira de Identidade Nacional, mas quando vou preencher os cadastros, ainda me pedem número de RG e CPF, então acabo preenchendo o mesmo número nos dois campos. Nos cadastros antigos, ainda estão meus RGs de Goiás ou do DF, o problema é quando preciso comprovar que eu sou eu e a nova identidade não mostra esses números antigos.
Para quem ainda não se atualizou, com a nacionalização da carteira de identidade, o número de CPF passou a ser também nosso número de identidade, logo, basta pedir o CPF no cadastro.
Pedir telefone fixo como número obrigatório é outro resquício de formulários antigos. Hoje mesmo notei que o saco plástico dos concursos do Cebraspe ainda pede telefone fixo como número de contato. Atualmente, aqui no Brasil, o ideal é pedir o número do celular pessoal como obrigatório, pedir para a pessoa marcar duas bolinhas indicando se aquele número está no WhatsApp (1) e/ou atende ligações (2) e ainda dar a opção de preencher um segundo número. E é muito provável que esse segundo número seja outro celular. Em raros casos, vai ser um telefone fixo.
E sobre número de endereço, já fiz um texto inteiro sobre isso e toda semana ele fica no topo do ranking de posts mais visitados: 6 formas de preencher o número se seu endereço não tem número.
Apesar de morar em Brasília, que também não tem número de casa/prédio, atualmente tenho a vantagem de morar em apartamento, de forma que sempre coloco o número do apartamento nesse campo e dá tudo certo, porque pelo menos os entregadores e carteiros daqui sabem que geralmente é o número do apartamento mesmo.
Ao criar seu formulário, basta pedir o endereço e o complemento porque a pessoa saberá que terá que digitar o número em um desses dois campos se quiser receber a encomenda.
Fica aí o meu apelo a todos que são responsáveis por digitar e editar formulários, sejam online ou físicos.
Até mais!
e eu que trabalho no RH, a maioria das pessoas fazem o rg digital e nao coloca numero do pis!!
ResponderExcluirNão entendi. Quando fiz minha CNI, não pediram número de PIS.
Excluir