O Brasil deve ser o país do mundo que mais vende caneta esferográfica preta de corpo transparente, exigência para responder às provas do Enem, de muitos processos seletivos e da maioria dos concursos públicos.
Apesar de alguns concursos públicos aceitarem caneta azul ou preta, muitos concurseiros levam sempre a caneta preta para evitar confusão, já que é essa é garantida em todos os certames.
Atualmente, meu kit (foto acima) tem 1 caneta Bic 0.7 para a redação; 1 caneta Bic 1.6 para pintar o gabarito; 1 caneta Faber Castell 1.0 para fazer a prova (marcando as questões, fazendo contas, fazendo rascunho da redação, etc.).
Tanto a Bic 1.6 como a Bic 0.7 vieram em corpos que não eram 100% transparentes, por isso fiz "transplante" e coloquei em corpos transparentes de outras canetas Bic. Se algum fiscal reclamar que as canetas não são pretas (por causa do fundo), vou ter que explicar que fiz transplante e fazer a demonstração.
A Bic já percebeu que suas canetas são as favoritas nas provas e já fez dois kits Enem com canetas transparentes, mas um só tem canetas 0.8 e o outro só tem canetas 1.0.
Eu já mandei mensagem para o Fale Conosco da Bic explicando que meu kit perfeito teria três canetas com pontas diferentes:
- Uma 0.7 para diminuir a letra e conseguir escrever mais na redação.
- Uma 1.6 para marcar o gabarito.
- Uma 1.0 para realmente fazer a prova e também como reserva para o caso de falhar uma das outras duas.
A versão atual da Bic 1.6 tem corpo cinza escuro (bem mais escuro do que na foto). Para usar na prova, você tem que trocar o corpo dela com uma Bic de corpo transparente. Por isso vai ser muito bom quando a marca fizer a versão própria para provas.
Mas não são só as canetas Bic que frequentam as provas públicas. Existem outras marcas disponíveis nas papelarias.
A marca Cis tem duas canetas pretas de corpo transparente. A Tik 0.7 é longa, tem corpo transparente opaco, escreve bem, mas já se desapegue da tampa porque você vai perdê-la, já que não encaixa no fundo da caneta e, para piorar, tem duas peças que facilmente se separam.
Já a linha Cis Scrit tem as versões 0.7 e 1.0, ambas com ponta agulha:
Gosto de fazer prova com caneta Faber Castell porque ela tem o corpo um pouco mais largo do que a Bic, mas não tão largo a ponto de perder a firmeza. Também acho a escrita dela mais macia, faz a Bic parecer áspera. A marca tem versões 0.8 e 1.0.
A Kilometrica, atualmente mais conhecida como Paper Mate, também tem esse corpo do formato que me agrada. A linha é InkJoy e a caneta é 1.0.
Outra marca com esse formato que me agrada é a Molin. Já usei essa caneta 1.0 em dezenas de concursos públicos!
Tilibra, a tradicional marca de cadernos e agendas, também tem investido em escrita, logo não poderia faltar a clássica caneta preta de corpo transparente. Tem 0.7 e 1.0.
Eu não gosto da marca Compactor para provas porque ela tem uma tendência a acumular tinta na ponta, o que pode borrar e gerar marcações indevidas tanto na folha de redação como no gabarito. Para quem não tem esse tipo de problema, a marca também tem canetas 0.7 e 1.0.
Se tende a transpirar ou colocar muita força nos dedos, você precisa de grip, então pode encontrar modelos mais caros de marcas como Stabilo e Uni-Ball.
Mais alguma sugestão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.