O WhatsApp foi e ainda é amplamente usado para compartilhamento de fake news, que são mentiras que usam o formato noticioso para aparentar credibilidade. Provavelmente, você ainda tem familiares e entes queridos que acreditam em quase qualquer coisa que recebem por meio desse aplicativo.
Como dificilmente você vai conseguir convencer essa pessoa a criar o hábito de visitar portais de notícias feitos por jornalistas sérios, a dica é sugerir canais de notícias no próprio WhatsApp, onde terão acesso aos feeds de atualizações dos principais portais.
Longe de mim dizer que essas notícias estão livres de erros e vieses, mas sem dúvida passaram por alguns filtros. Também não temos garantia de que nossos entes vão deixar de acreditar nos absurdos que recebem por outras fontes, mas podemos fazer nossa parte incentivando e facilitando o acesso a fontes melhores.
Também é legal se você mesmo seguir esses canais jornalísticos porque facilita o compartilhamento quando precisar responder a alguma notíca falsa recebida. Se você é letrado ao ponto de se interessar por este blog cheio de palavras, é provável que você seja uma pessoa em quem seus familiares confiam para checar informações.
Lembrando que canais públicos não são grupos. O número de telefone não fica visível para o administrador do canal e muito menos para outros seguidores. Quando não quiser mais ver as atualizações, é só parar de seguir.
- Agência Brasil ~ viés governamental
- Agência Lupa ~ combate a notícias falsas
- Agência Pública ~ jornalismo investigativo
- Aos Fatos ~ combate a notícias falsas
- Banco Central do Brasil ~ meu canal favorito, sempre alertando sobre novos golpes, desmentindo boatos sobre Pix, dando dicas de economia pessoal. Já coloquei minha mãe, meu pai e meu irmão para seguir esse canal.
- BBC News ~ viés inglês
- BNDES ~ o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social também tem sido vítima de muitas mentiras, por isso é válido seguir o canal para saber mais sobre os investimentos feitos.
- CNN Brasil ~ viés estadunidense, capitalista, neoliberal
- DW Brasil ~ viés alemão, eurocêntrico
- G1 Enem ~ o G1 tem vários canais no WhatsApp que você encontra na busca, mas destaco esse sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, já que sempre tem gente maldosa espalhando mentira para confundir os estudantes.
- G1 Loterias ~ se você tem um ente querido que gosta de apostar, que pelo menos seja na Loteria da Caixa, assim o dinheiro vai para o Tesouro para ser reinvestido em serviços públicos (assim esperamos).
- GloboNews ~ viés capitalista e neoliberal
- Governo do Brasil ~ viés governamental
- Nexo ~ viés progressista
- Opera Mundi ~ viés progressista e anticapitalista
- TV Brasil ~ viés governamental
Para encontrar canais regionais e de outros países, sugiro buscar o veículo desejado na busca de Canais do WhatsApp:
Nos canais, também é possível ativar ou desativar notificações.
Após seguir alguns canais de notícias, o próprio WhatsApp passa a sugerir outros. Por isso, eu continuo monitorando os celulares dos meus familiares - com autorização e confiança deles - para checar se não passaram a seguir canais mal intencionados.
E não se esqueça de seguir também o canal do Meu Tédio, com os novos posts do blog.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.