⇐ Clique aqui para expandir o post. ⇒

sexta-feira, abril 04, 2025

🖥️ Neocities é o museu da internet dos anos 2000, só que hoje

Site da Pom - pomelo.lol
pomelo.lol: site proibido para quem tem epilepsia fotossensível

Fiquei encantada quando descobri o Neocities, uma hospedagem gratuita de sites que incentiva os usuários a fazerem as páginas "na unha", digitando cada caractere de código, como fazíamos antigamente. O resultado: sites pessoais parecidos com os que tínhamos nos anos 2000.

Minha descoberta começou quando algumas pessoas divulgaram o ribo.zone no Mastodon. Entrei, fiquei encantada, cliquei em todas as páginas e li na descrição que ele hospedava no Neocities. Entrei, fucei e… uau! A internet faça você mesmo ainda existe! Amém!

Catálogo do Neocities

No geral, não espere sites com opção de modo escuro, acessibilidade, versão compatível com celulares, nomes intelegíveis, aplicação de regras de SEO… Anos 2000, lembra? O link a seguir é para ser aberto em um computador, onde você vai se perder querendo abrir vários sites ao mesmo tempo em diversas abas:

Navegando pelo catálogo, encontrei alguns sites úteis, como:

vkccodebuilder.neocities.org
Digite o código do seu site do lado esquerdo e veja em tempo real do lado direito. Bem mais rápido do que CodePen e Visual Studio Code. Bom para testar pequenas modificações.
dabric.xyz/scripts
Esse site tem vários códigos interessantes que quero ter mais tempo para testar.
cckevin.neocities.org
Aqui tem uma calculadora para saber sua idade em dias e semanas, algo que qualquer pode descobrir rapidamente numa planilha, mas ainda assim acho divertido.
funenglish.neocities.org
Site turco ensinando inglês.

É claro que eu me cadastrei no Neocities também. Ainda tenho aqui comigo os códigos dos sites Salada Digital, Correio Mania e até do primeiro site Helen Fernanda, que era hospedado no KitNet. Mas é claro que tem muito link quebrado, preciso restaurar essas obras antes de publicar. Por enquanto, só tem uma página de oi mesmo.

E já que estamos falando de hospedagem gratuita, os exemplos dos tutoriais que estavam hospedados em outros sites, agora estão no Git.Hub com o endereço meuted.io. Se encontrar links quebrados redirecionando para Miarroba, Webcindario, Sapo ou qualquer outra hospedagem antiga, pode dar um grito. Já atualizei muita coisa, mas são milhares de posts.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.