Se você acessa o blog pelo computador, já deve ter notado que estou divulgando os posts do Brasília Sem Tédio na lateral direita.
Se você me segue no Mastodon, também já me viu divulgando os posts do Brasília Sem Tédio por lá.
Não é nova a ideia de fazer uma curadoria de eventos culturais que julgo interessantes. Desde que passei a morar aqui em Brasília, é comum as pessoas me perguntarem como fico sabendo de tanta coisa interessante. Eu respondo, mas percebi que o que é muito simples pra mim, pesquisar diretamente nas fontes, não é simples para todos, nem mesmo para outros jornalistas.
Mas eu ainda não sabia por qual formato eu começaria, só sabia que fugiria de redes sociais com algoritmos que ignoram a ordem cronológica. Quando o Guto Carvalho anunciou a nova instância jornalismo.social, minhas sinapses chegaram à conclusão: é agora.
Comecei com um nome provisório, uma arroba provisória, mas comecei. Agora, o microblog já tem nome e arroba definitiva:
Como o perfil do Mastodon é incorporável em outros sites, coloquei também numa página aqui no blog, que mostra os últimos posts: semted.io.
E para alcançar colegas e familiares, abri também um canal no WhatsApp. Nesse canal, vou apagando os eventos que já aconteceram. O objetivo é mostrar a agenda do que está por vir.
E por enquanto é isso: Mastodon e WhatsApp.
Se você gosta de saber dos eventos no Instagram, sugiro que siga as fontes e ative a ordem cronológica quando realmente quiser saber os próximos eventos.
Se você usa Android, mas não usa Mastodon, sugiro o aplicativo Capy Reader para seguir o feed.
Se você também é jornalista e ainda não escolheu uma instância, sugiro criar seu perfil na jornalismo.social.
Para sugerir a divulgação do seu evento, sem nenhuma garantia de que será publicado, mande por e-mail.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.