⇐ Clique aqui para expandir o post. ⇒

sábado, dezembro 13, 2025

🎁 Troca de lembrancinhas para confraternização

A troca de presentes mais comunista da qual já participei: todo mundo dá presente pra todo mundo, todo mundo vai pra casa com os mesmos presentes.

Este ano, queriam fazer amigo secreto, mas uma colega sugeriu outra forma de brincar. Em inglês, usam nomes como “Small gifts, big reactions”, “Tiny gifts, big smiles” e outras versões intercalando as mesmas palavras.

A ideia é simples: cada pessoa que vai brincar leva várias lembrancinhas iguais, uma para cada participante, inclusive para si mesma. No fim, cada uma chega em casa com um kit de vários presentinhos, sabendo que seus amigos ganharam as mesmas coisas.

  1. Versão tradicional - grupos pequenos
  2. Sorteio de grupos - grupos grandes
  3. Sequência numerada - grupos grandes

🎀 Versão tradicional

Se é que podemos chamar de tradicional essa troca de presentes.

O número de participantes deve ser confirmado antes da confraternização. Cada pessoa leva o número exato de lembrancinhas e distribui para todos, inclusive para si próprio.

Na internet, alguns vídeos mostram formas mais selvagens de fazer a brincadeira, mas não recomendo. A forma gentil e ordenada é melhor.

Pelo que pesquisamos, a brincadeira da troca de lembrancinhas é mais popular entre mulheres jovens. Como o grupo que participou da nossa brincadeira é mais diverso, todos levaram presentes unissex e funcionou bem. Vou mostrar aqui meus recebidos.

O que eu ganhei, em ordem crescente de satisfação:

Um pequeno cristal
Que vou dar para alguém que colecione. Na foto, ele está sobre o papel de presente azul escuro.
Um pacote de Fini e um óculos de rena
O Fini, dei para o meu irmão que comeu tudo. Os óculos, que são bonitos e divertidos, provavelmente vou dar para alguém também, já que não consigo usar por cima dos outros óculos que preciso para enxergar.
Minicacto
Que na verdade só está em vaso pequeno. Vou colocar num vaso maior para crescer. Apesar de ter muitas plantas, evito cactos, roseiras e todas as espécies que têm espinhos, mas sem dúvida vou cuidar desse bonito presente.
Três bombons caseiros
Feitos pelo próprio colega que deu esse presente. Todos deliciosos!!!
Fones earbud
Uma colega surpreendeu com um fone de ouvido bluetooth earbud para cada colega. Já testei e funciona. É meu primeiro par earbud e não posso sair com isso na rua porque perco mesmo.
Aromatizador de gaveta
Ganhei esse saquinho perfumado bege com a mensagem "Boas festas", imediatamente depois da brincadeira. A colega já tinha distribuído seus presentes, então não sei se ela conseguiu entregar para todos ou se foi um presente que ela comprou para algumas pessoas, mas vou colocar no meu saldo de recebidos. A fragrância é muito boa. Já está numa das minha gavetas de roupas.
Fio Amigurumi
Aqui, uma colega "roubou" a meu favor: ela levou uma barra de Hershey's de laranja pra cada um, menos pra mim. Eu ganhei um novelo de fio Amigurumi rosa. Amo Hershey's de laranja, mas sem dúvida gosto ainda mais de fio Amigurumi. Esclareço que a personalização do presente tem contexto: no ano passado, ela ficou com o meu presente no amigo folgado e gostou muito do kit que eu fiz, já que eu entendi que era acima de R$ 50,00 (mas era até R$ 50,00).

E também para compensar a vergonha que eu passei no ano passado, o kit que eu dei este ano deve ter sido o mais barato de todos:

Um protetor de cerdas de escova de dente
Barato e útil é minha especialidade.
Um protetor de cartão
Esse saquinho prateado, no lado superior direito da foto, evita que o cartão bancário com aproximação seja usado por terceiros se você estiver num evento com muita gente e possíveis ladrões com maquininha. Já testei (não com o ladrão) e realmente funciona.
Uma sacola vermelha de papel
Que cada um usou para colocar os presentinhos recebidos. É sempre bom alguém ficar responsável pelas sacolas e eu me ofereci para cuidar disso porque já tinha em casa.

Como você já deve ter percebido, essa brincadeira funciona muito bem em grupos pequenos. É bem prazeroso chegar em casa com uma sacolinha recheada de coisas interessantes, algumas úteis, algumas fofas e outras gostosas. Quando meu irmão viu a foto com tudo que ganhei, ele exclamou: "melhor que amigo secreto!". Concordo.

A chance de não agradar ninguém é muito pequena. E é quase nula a chance de alguém voltar para casa sem ter gostado de nada que ganhou.

Outra vantagem dessa brincadeira é que ela respeita a realidade financeira de cada um. O participante vai tentar agradar a todos de acordo com a sua possibilidade: quem for prendado, pode fazer deliciosos bombons; quem tiver condição, pode dar fone de ouvido; quem estiver com pouco dinheiro, pode pesquisar algo barato na Shopee e achar protetores de cartão. No fim, todo mundo ganha as mesmas coisas e volta pra casa sem aquela sensação de que "fulano ganhou presente melhor que o meu".

Agora vou dar sugestões para quem quer fazer a mesma brincadeira com grupos maiores, com mais de 10 pessoas.

🛍️ Sorteio de grupos

Já vou explicar com números porque fica mais fácil entender a matemática.

Se você tem 21 pessoas, por exemplo, uma sugestão é fazer 3 grupos de 7 pessoas.

Assim, explique a cada pessoa que ela deve levar 7 lembrancinhas. 21 pessoas levando 7 lembrancinhas cada.

No dia da brincadeira, faça 21 papeizinhos para o sorteio: 7 com o número 1, 7 com o número 2, 7 com o número 3. Se for mais criativo, dê nome aos grupos. Exemplo: 7 com a palavra "Amor", 7 com "Amizade", 7 com "Afeto".

Três sacolas natalinas com as palavras Amor, Amizade e Afeto.

Assim, na hora da brincadeira, cada pessoa pega um papelzinho e descobre seu grupo.

Agora temos grupos pequenos, de 7 pessoas, e cada grupo pode fazer a brincadeira de distribuição das lembrancinhas.

No fim, teremos 3 kits diferentes. E as pessoas podem até fazer novas trocas no final, já que a Maria pode gostar do sabonete que tá no kit do João e o João gostar da tesoura que tá no kit da Maria.

🔢 Sequência numerada

Essa versão aceita qualquer número de pessoas, sendo ótima opção quando o número de participantes não está muito bem definido.

O que deve ser combinado antes é o número de presentes que cada pessoa precisa levar, que é exatamente o número de presentes que cada pessoa vai ganhar.

Vamos então supor que vocês escolheram uma troca de lembrancinhas com 6 presentes. Logo, cada pessoa deve levar 6 lembrancinhas iguais.

No dia da confraternização, aparecem 23 pessoas para brincar, cada uma com 6 presentes.

Caixas de presentes diversas

Faça 23 papeizinhos numerados de 1 a 23 e entregue aos participantes. Cada um deve saber seu próprio número.

O número 1 começa. Essa pessoa entrega as lembrancinhas para os números 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

Agora, quem pegou o número 2 entrega seus presentinhos para os números 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

Assim segue até a pessoa 17 porque depois a numeração volta ao começo. A pessoa 18 vai entregar suas lembrancinhas para as pessoas 19, 20, 21, 22, 23 e 1.

Logo, a brincadeira termina na pessoa 23, quando ela entrega suas lembrancinhas para 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

A vantagem de fazer o sorteio com números é que, com um único sorteio, já está definido quem começa e para quem cada pessoa vai entregar seus presentes. E se chegar alguém no meio da brincadeira (mas antes do número 1 receber seu primeiro presente), ela ainda consegue entrar na sequência da numeração.

Nessa versão, nenhum kit será idêntico ao outro, já que cada pessoa ganha presente das 6 anteriores.

E claro, as trocas estão liberadas ao final, já que a Renata pode gostar muito da vela do kit do José e o José gostar muito da caneca do kit da Renata.

Boas festas!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *